Jogo de Tabuleiro para ensino de Nanociências

O projeto Admirável Mundo Nanométrico desenvolveu, durante o ano de 2023, um jogo de tabuleiro como material didático para ensino de Nanociências, com a abordagem de noções básicas sobre nanomateriais e nanotecnologia, dando ênfase aos Nanomateriais baseados em Carbono

Atrelado ao INCT – Nanocarbono, a trilha utiliza o Nanon para contar aos jogadores sobre o Fulereno, Nanotubo de carbono, Grafeno, e Diamante, materiais baseados em carbono em diferentes dimensões.

O projeto contou com as alunas Anthonia Belocchio e Ana de Souza, do ensino médio da Escola Marista Santa Maria, a doutoranda Júlia Vaz Schultz, sob orientação da Professora Solange Binotto Fagan.

O projeto utilizou Inteligência Artificial para auxílio da elucidação dos conteúdos, e modelagem tridimensional para desenho das peças do tabuleiro, com posterior impressão 3D das mesmas.

Com ajuda do Chat GPT, foi possível traçar relações entre as propriedades dos nanomateriais de carbono, com poderes de super heróis da cultura pop, o que foi essencial para trazer a temática de maneira lúdica para o jogo de tabuleiro. Assim, ficou mais fácil identificar como os nanomateriais de carbono poderiam ser utilizados como figuras ativas nas consequências do jogo.

As peças foram modeladas e impressas em PLA, com uso de impressora 3D.