Menu fechado

Vídeos*

INCT Nanocarbono

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (INCT Nanocarbono), fortalece a liderança científica brasileira e subsidia o desenvolvimento tecnológico nacional, pela investigação e busca de conhecimento e aplicações dos nanomateriais de carbono em diferentes campos de atividades, passando por estudos voltados para o uso seguro e pela avalição dos possíveis impactos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores e consumidores. Também atua diretamente na divulgação científica e tecnológica da área de Nanociências e Nanotecnologia.

Cientista Aprendiz

A iniciativa surge em 2014, a partir de 2 projetos de divulgação científica de agências de fomento: Fapergs e CNPq, “Nanociência e Nanotecnologia (N&N): a inserção destas áreas nas profissões de Física, Engenharias e Computação como meio de estímulo para formação de jovens pesquisadore(a)s” sob coordenação da profa. Solange Binotto Fagan.

Atualmente esse é um projeto institucional de extensão que atende vários municípios do RS. O Cientista Aprendiz proporciona a alfabetização científica e tecnológica por meio da vivência de estudantes/professores da Educação Básica na UFN, em atividades de Ciências e Tecnologia, com ênfase em cursos de Computação, Física Médica e Engenharias. Desenvolve-se em atividades presenciais em que o participante tem contato com cientistas, profissões e mercado de trabalho destes cursos, com foco na N&N, sustentabilidade e inovação.

Os participantes realizam atividades experimentais demonstrativas e interativas nos laboratórios, fomentando a curiosidade e estimulando-os para seguirem carreiras nas áreas apresentadas.