A divulgação científica é essencial para o futuro da ciência! O projeto Mulheres na Nanociência iniciou oficinas para levar a Nanociência para as escolas.
As professoras, pesquisadoras, e alunas do Programa de Pós Graduação em Nanociências e integrantes do Projeto Mulheres na Nanociência (núcleo ipê-roxo) realizaram, durante o mês de outubro e novembro, visitas em escolas de Santa Maria e região. As oficinas tem o objetivo de iniciar o pensamento sobre a importância da (nano)ciência no mundo atual e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, além de proporcionar uma interação dos alunos com a profissão Cientista.
As atividades contam com materiais interativos com nanotecnologia, apresentando nanopartículas magnéticas, interação com o mascote magnético Nanon e estruturas feitas em impressão 3D, além de jogos de tabuleiro e de memória – assim todas as idades podem participar do bate-papo científico!
As visitas ocorreram em Santa Maria, no Colégio Franciscano Sant’Anna, no dia 14 de novembro de 2024:
Em Vale Vêneto, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. Rafael Iop, no dia 25 de outubro de 2024:
E em Agudo, na Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos, no dia 08 de novembro de 2024:
A oficina é vinculada a Rede Mulheres na Nanociência (CNPq), Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) (Capes), Admirável Mundo Nano (INCT) e Projeto Mulheres na Nanociência (Fapergs). Participaram da visita, as professoras Solange Binotto Fagan, Ivana Zanella da Silva, Cláudia Lange dos Santos, Mariana Zancan Tonel, e as alunas Júlia Vaz Schultz, Jenny Isabel Parra Medrano, Laura Vendrame, Luiza Savio Santos, Luísa Vargas Cassol e Nathalia Mundt Bonadeo.
As atividades foram solicitadas e muito bem recebidas em todas as escolas, onde foi possível cativar o pensamento sobre o futuro da ciência e instigar as crianças como futuros cientistas!
Mais informações:
Visita em Vale Vêneto – Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. Rafael Iop