Você sabe onde encontramos nanotecnologias aplicadas em nosso dia-a-dia?

O projeto Admirável Mundo Nano ganha mais um modelo de material de divulgação, desenvolvido pelas alunas da Pós Graduação em Nanociências da UFN, sob orientação das professoras Ivana Zanella e Solange Fagan. Em uma espécie de “Barbie Nano”, o trabalho buscou encontrar potenciais aplicações de nanomateriais de carbono em itens de uso diário, como em roupas, equipamentos eletrônicos, cosméticos, e muito mais.

O projeto foi apresentado no 9º Encontro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Nanocarbono, pela mestranda Nathalia Bonadeo, que relata que: “A produção da Boneca de Nanocarbono oferece uma maneira lúdica de introduzir aos estudantes ao mundo nanométrico, facilitando a compreensão de como esses materiais estão presentes em nosso cotidiano”. Utilizando modelagem e impressão 3D, e ferramentas de criação de conteúdo digital, a boneca conta com peças representativas dos itens onde podemos encontrar nanotecnologia aplicada, as quais estão associadas via QR Code a um conteúdo digital que informa como o nanocarbono pode ser apresentado para cada item. Confira: