Menu fechado

Notícias

Jogo de Tabuleiro para ensino de Nanociências

O projeto Admirável Mundo Nanométrico desenvolveu, durante o ano de 2023, um jogo de tabuleiro como material didático para ensino de Nanociências, com a abordagem de noções básicas sobre nanomateriais e nanotecnologia, dando ênfase aos Nanomateriais baseados em Carbono

Atrelado ao INCT – Nanocarbono, a trilha utiliza o Nanon para contar aos jogadores sobre o Fulereno, Nanotubo de carbono, Grafeno, e Diamante, materiais baseados em carbono em diferentes dimensões.

O projeto contou com as alunas Anthonia Belocchio e Ana de Souza, do ensino médio da Escola Marista Santa Maria, a doutoranda Júlia Vaz Schultz, sob orientação da Professora Solange Binotto Fagan.

O projeto utilizou Inteligência Artificial para auxílio da elucidação dos conteúdos, e modelagem tridimensional para desenho das peças do tabuleiro, com posterior impressão 3D das mesmas.

>>Saiba Mais

Divulgação da nanociências na Mostra UFN quarta colônia

O evento ocorreu na quarta-feira, dia 30 de agosto de 2023, no Clube Cruzeiro de Faxinal do Soturno e contou com a presença de aproximadamente 2 mil pessoas.

O Projeto Admirável Mundo Nano esteve presente na Mostra da UFN na quarta colônia, com um jogo de tabuleiro sobre Nanomateriais de Carbono – material educativo desenvolvido para o estudo de noções básicas e aplicações da nanotecnologia.

INCT Nanocarbono ganha premiação destaque na V Mostra Tecnológica da UFN

O INCT Nanocarbono recebeu prêmio de destaque na V Mostra Tecnológica da UFN que aconteceu nesta quarta-feira, 27 de novembro. O destaque veio
na Área Tecnológica para o “Jogo Digital: O ADMIRÁVEL MUNDO NANO” de autoria de Luiz Henrique Servat de Vargas, Rafael Vargas Soares, Julick Coutinho de Oliveira e Evelyn Macedo da Silva sob orientação de Solange Binotto Fagan. Um projeto multidisciplinar com dois bolsistas apoiados pelo INCT Nanocarbono e um com bolsa PIBITI -CNPq.

INCT Nanocarbono participa de avaliação do CNPq

O Prof. Marcos Pimenta, da UFMG, e a Profa. Solange Binotto Fagan da UFN participaram do evento de avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs, avaliação do CNPq.

Ao todo, 105 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia participaram do encontro, que aconteceu nos dias 19 a 21 de novembro, em
Brasília, no Distrito Federal. Para saber mais sobre o evento clique aqui.


Casa Nanométrica está presente na 31ª Feisma

A Casa Nanométrica estará na Feisma até o dia 17 de novembro, no Centro Desportivo Municipal – CDM, no Pavilhão Imembuí.

A Casa faz parte do Projeto Admirável Mundo Nanométrico e apresenta a integração da tecnologia, da inovação e da sustentabilidade numa casa do futuro. Para saber mais clique aqui.


O Brasil não pode perder o bonde da Nanotecnologia

Marcos Felisberto, Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno – CTNano/UFMG

Imagine um material mais forte que o aço, que conduz calor e eletricidade melhor que o cobre e que pesa apenas uma fração do que esses metais pesam. Na verdade, são dois materiais, bastante parecidos entre si. Duas formas ligeiramente diferentes em que podemos ordenar átomos de carbono, um dos elementos mais abundantes no universo. Esses materiais são o grafeno e os nanotubos de carbono.
Clique aqui para ler na íntegra.

Professora Solange Fagan palestra em Tupanciretã

A palestra sobre o projeto O Admirável Mundo Nanométrico aconteceu nesta segunda-feira, 28 de outubro, nas escolas Mãe de deus e Joaquim Nabuco na cidade Tupanciretã.

Casa Nano apresenta a Nanociência e a Nanotecnologia na mostra das profissões


No dia 14 de setembro, o Projeto “O Admirável Mundo Nanométrico” chamou a atenção na 8º Mostra das Profissões da UFN com a Casa Nano, seus muitos materiais e o jogo digital que apresenta o mascote do projeto, o Nanon. Leia mais aqui.



Pesquisa em Nanotubos de Carbono e Grafeno no Brasil – Um relato histórico

Artigo publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática fala sobre as principais iniciativas e investimentos em pesquisa e as ações que foram e estão sendo desenvolvidas sobre o tema Nanomateriais de Carbono, com foco especial no estudo e produção dos Nanotubos de Carbono e Grafeno. Continue lendo aqui o artigo de Marcos A. Pimenta, Laura A. Geracitano e Solange B. Fagan.

Projeto Cientista Aprendiz da UFN completa 6 anos

Alunos do colégio Sant’Anna aprendem sobre os nanomateriais

Na quinta-feira, 30 de maio, alunos do 1º e 2º anos do ensino médio do Colégio Franciscano Sant’anna, participaram de uma palestra sobre o projeto “O Admirável Mundo Nanométrico”, feita pela Professora Solange Fagan. A atividade faz parte de um projeto que visa mostrar aos alunos do ensino médio as diversas profissões e áreas que poderão escolher no futuro. Os alunos ouviram atentos e puderam fazer perguntas sobre os materiais, assim como jogar o jogo do Nanon e explocar a Casa Nanométrica.


O Admirável Mundo Nanométrico no Pint of Science

O último dia do Pint of Science Santa Maria no Biroska Chopperia e Petiscaria, contou com a professora Solange Binotto Fagan com o projeto “O admirável mundo nanométrico”. A professora também apresentou a Casa Nano, que mostra onde podemos encontrar materiais nanométricos dentro de casa. Continue lendo

APUSM recebe palestra da professora Dra. Solange Fagan


Professora Dra. Solange Fagan falou sobre nanociências e nanotecnologia. (Fotos: Débora Hundertmarck)

A noite de ontem foi marcada pela segunda noite do I Colóquio Pensando Alto. Dessa vez, a professora e vice-reitora da Universidade Franciscana Dra. Solange Fagan fez uma exposição sobre benefícios, vantagens e impactos da nanotecnologia. Continue lendo

Nanotoxicologia e nanotecnologias sustentáveis: Mais ciência e mais educação

José María Monserrat – Graduado Ciências Biológicas e mestrado em Bioestatística (Universidade de Buenos Aires, Argentina), doutorado em Oceanografia Biológica (FURG/RS) têm artigo publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática. Para saber mais da relação entre os plásticos e o grafeno continue lendo.

O grande encontro entre os plásticos e o Grafeno

Guilhermino José Macêdo Fechine – Graduado em Engenharia de Materiais, Mestre em Engenharia Química, Doutor em Química, Bolsista de Produtividade 2-CNPq, têm artigo publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática. Para saber mais da relação entre os plásticos e o grafeno continue lendo.

A Luz dos Nanomateriais

Cristiano Fantini – Professor Associado do Departamento de Física da UFMG têm artigo publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática.
Neste blog tem-se falado muito sobre nanomateriais, tais como nanotubos de carbono, grafeno e outros materiais bidimensionais…Continuar lendo

Por que devemos falar sobre Nanociências e Nanotecnologia?

Artigo da Professora Solange Fagan – Graduada, Mestre e Doutora em Física, Bolsista de Produtividade 1D-CNPq, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Professora Titular da Universidade Franciscana/Santa Maria – RS e Pesquisadora do INCT Nanomateriais de Carbono e da Professora Ivana Zanella – Graduada, Mestre e Doutora em Física, Professora Adjunta da Universidade Franciscana/Santa Maria – RS e Pesquisadora do INCT Nanomateriais é publicam no blog O Globo de Ciência & Matemática.

Para saber mais sobre as nanociências e nanotecnologias clique aqui.

Nanomateriais de carbono e o cérebro: qual a relação?

Daniela Martí Barros – Profª Titular, docente do PPG: Ciências Fisiológicas, ICB – FURG – INCT- Nanomateriais de Carbono e Gisele Eva Bruch – Pesquisadora, Núcleo de Neurociências, PPG FisFar, ICB – UFMGINCT – Nanomateriais de Carbono – NBMrg – NanoBiomedical Research Group publicam artigo no blog O Globo de Ciência & Matemática.
Para saber mais sobre a Nanotecnologia e os nanomateriais continue lendo

Materiais bidimensionais – a nova revolução tecnológica

Artigo da Dra. Tatiana G. Rappoport, Professora Associada do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do INCT de Nanomateriais de Carbono, é publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática.
Para saber mais sobre os materiais bidimensionais clique aqui.

Filmes? Não só no cinema

Aldo J.G. Zarbin –  Professor Titular do Departamento de Química da UFPR, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Química (2016-2018) e Vice-Coordenador do INCT de Nanomateriais de Carbono, tem seu texto publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática.
Você já parou para pensar como é fantástica a tecnologia presente em seu telefone celular, em que a um toque dos dedos sobre a tela você realiza a operação que deseja? A evolução tecnológica que acompanhamos…Continuar lendo

Mulheres “não nano” no INCT de nanomateriais de carbono

Artigo da Professora Andrea Brito Latgé, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Física – Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B e Pesquisadora do INCT Nanomateriais de Carbono,
é publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática.

Este texto é mais uma homenagem a uma Mega pesquisadora da área de Nanomateriais, Dra Mildred Dresselhaus (Millie). Ela teve um papel muito relevante na criação de uma massa crítica de pesquisadores…Continuar lendo

Isolantes topológicos – Novos materiais e novas perspectivas tecnológicas!

Artigo do Prof. Adalberto Fazzio, Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia-CNPEM e pesquisador do INCT Nanocarbono, sobre isolantes topológicos é publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática. Para saber mais clique aqui.

Nanomateriais de carbono: o impacto da pesquisa e da inovação no cenário nacional

Artigo do Prof. Dr. Marcos A. Pimenta do Departamento de Física/UFMG, Coordenador Geral do INCT de Nanomateriais de Carbono e do CTNano/UFMG é publicado no blog O Globo de Ciência & Matemática. Para ler mais sobre ps nanomateriais de carbono clique aqui.