Casa Nano apresenta a nanociência e a nanotecnologia na mostra das profissões

Neste sábado, 14 de setembro, o Projeto “O Admirável Mundo Nanométrico” chamou a atenção na 8º Mostra das Profissões da UFN com a Casa Nano, seus muitos materiais e o jogo digital que apresenta o mascote do projeto, o Nanon.

Estudantes de ensino médio e seus acompanhantes pararam para escutar as explicações sobre os nanomateriais que podem ser encontrados em várias partes da casa. Com o uso de QR codes que levam o visitante a diversas páginas explicando como esses materiais inovam a vida cotidiana, a Casa Nano gerou interesse, muitas perguntas e olhares espantados.

O que mais impressiona quem vê a apresentação são os pequenos experimentos feitos pelas bolsistas de segundo grau que fazem parte do projeto. Como o uso de nanomateriais para permear objetos e roupas, o uso deles para a condução de eletricidade e os possíveis usos em eletrônicos.

O jogo digital foi apresentado no Espaço Games, onde o estudante pode levar o mascote Nanon há aventuras onde aprendem e explorar o mundo nanométrico, além de apresentar-los ao grafeno, nanotubos de carbono e fulereno, os principais nanomateriais.

A Universidade Franciscana realiza, desde 2011, a Mostra das Profissões, um evento que busca levar aos visitantes o mundo universitário e apresentar o espaço institucional da UFN.